Amazonas, o pulmão do mundo

      Comentários desativados em Amazonas, o pulmão do mundo

A região da floresta amazônica é uma gigantesca e exuberante zona florestal. Considerada um patrimônio e uma riqueza de todos os seres humanos, os brasileiros são privilegiados por terem em seu território a maior parte desse grande verde.

A área ocupada pela floresta representa mais da metade das florestas tropicais restantes do planeta e é o lar de mais da metade das espécies de plantas e animais do mundo. Possuindo uma vasta e belíssima fauna e flora, com a presença de milhares de espécies de animais, plantas, flores, frutos e rios, a região também é território de muita cultura e o berço da civilização dos índios em todo o território da América do Sul.

Saiba um pouco mais sobre o pulmão do mundo

Como símbolos da grandiosidade dessa floresta, podemos citar seus rios e afluentes, grandes quantidades de água que levam vida à toda sua biodiversidade. Entretanto, dentre eles, um é especial e leva exatamente o mesmo nome da floresta, o rio Amazonas.

O Rio Amazonas

A bacia do rio Amazonas cobre 40% da América do Sul. Sendo assim, é muito famosa não só por causa de seu tamanho, mas também porque engloba a maior, mais original e mais magnífica floresta tropical do mundo.

A floresta amazônica funciona como uma máquina de ar gigante que absorve uma grande quantidade de dióxido de carbono e produz oxigênio. É por isso que muitas vezes é chamado de “Pulmão do Mundo”. Correndo pela floresta, o rio Amazonas é o segundo rio mais longo do mundo. Sendo o maior, quando a medição trata-se só do fluxo de água.

Por que a floresta amazônica é o pulmão do mundo?

Além disso, existem mais de mil afluentes do rio Amazonas. Que se assemelham a capilares do “Pulmão do Mundo”, alimentando a maior floresta tropical da Terra. Um dos aspectos mais fascinantes da Amazônia são suas “plantas medicinais”.

É uma exuberante floresta tropical com árvores densamente localizadas com trepadeiras e videiras. De cima para baixo, cada camada da floresta é vibrante com a vida. Não é surpreendente que os materiais para mais de um quarto dos medicamentos do mundo vêm das plantas aqui. Em média, uma espécie nova é encontrada na Amazônia a cada três dias. Ainda assim, estima-se que existem mais de vinte mil tipos de plantas desconhecidas. Na bacia amazônica, a biodiversidade das espécies de plantas é a mais diversificada da Terra. Portanto, a floresta amazônica também é considerada como a casa do tesouro botânico mundial.

Vamos cuidar bem do “Pulmão”

Todos sabem dos problemas de desmatamento que a Amazônia enfrenta, então cabe a todos nós brasileiros, a consciência de preservação desse tesouro. Pois algo grandioso assim, já não pertence mais a um só povo, e sim a qualquer cidadão que habita no planeta. E que pode um dia ser beneficiado pelo ecossistema do “Pulmão do Mundo”.