Belíssimas florestas tropicais. Conheça as florestas tropicais mais famosas do mundo

      Comentários desativados em Belíssimas florestas tropicais. Conheça as florestas tropicais mais famosas do mundo

O Brasil está repleto de belezas naturais pelas quais nosso território foi abençoado. As nossas florestas tropicais são famosas em todo o mundo e atrai muitos turistas anualmente.

Mas além do Brasil, muitos outros países exibem com orgulho suas próprias florestas e além disso, realizam muitos esforços para mantê-las vivas. Hoje iremos falar especificamente das florestas tropicais e para começar, do que se tratam as florestas tropicais?

O que são florestas tropicais

A principal característica de uma floresta tropical é a sua biodiversidade. Com uma extensa gama de plantas e animais que por vezes ainda são desconhecidos dos seres humanos. Seu solo também é extremamente fértil, justamente por ser rica nessa variedade de seres que nela habitam.

As florestas tropicais ainda são caracterizadas por árvores muito altas e antigas, muitas sombras e um índice de umidade bastante elevado.

Agora que já sabemos basicamente sobre uma floresta tropical, vamos admirar essas maravilhas da natureza ao redor do mundo:

Sinharaja (Sri Lanka)

As belíssimas florestas tropicais

Sinharaja é um grande parque no Sri Lanka. Foi salvo da maioria das atividades madeireiras no país devido à sua inacessibilidade e em 1978, a UNESCO instituiu o título de Patrimônio da Humanidade. Hoje, a floresta virgem é um tesouro de flora e fauna nativas do Sri Lanka, algumas delas endêmicas da ilha.

Daintree (Austrália)

A riquíssima floresta Daintree na Austrália

Ao longo da costa nordeste da Austrália, nas margens do rio Daintree, encontra-se uma densa floresta tropical. A floresta, conhecida como Daintree Rainforest, é um dos ecossistemas mais complexos na Austrália e, de fato, em qualquer lugar da Terra. Apesar de cobrir menos de 1% da massa terrestre australiana, a floresta contém 3% de espécies de rãs, répteis e marsupiais. Além de 7% de espécies de aves e 90% de espécies de morcegos e borboletas na Austrália. É também o lar de muitas espécies primitivas e antigas, estimada em cerca de 110 milhões de anos.

Harapan (Indonésia)

A biodiversidade e a raridade dos animais das florestas tropicais

Na ilha de Sumatra, no Pacífico Sul, uma faixa de terra de 98.555 hectares compõe a floresta tropical Harapan na província de Jambi. A floresta é extremamente biodiversa, abrigando cerca de 300 espécies diferentes de aves, o tigre de Sumatra em extinção e o rinoceronte de Sumatra.

Monteverde (Costa Rica)

Saiba porque milhares de turistas visitam a floresta Monteverde na Costa Rica

Um tipo peculiar e especializado de floresta tropical é conhecido como a “floresta de nuvens”. As florestas da nuvem são ecossistemas importantes e delicados. Monteverde em Costa Rica é uma dessas florestas de nuvem. Talvez a mais famosa das poucas florestas de nuvens ao redor do mundo. Cerca de 70.000 turistas visitam a reserva a cada ano. Atravessando trilhas bem conservadas e descobrindo a riqueza da flora e fauna da região, incluindo mais de 500 espécies de orquídeas e 161 espécies de répteis e anfíbios.

Floresta Amazônica (Brasil)

Amazônia: o tesouro brasileiro

Claro que não podia faltar o nosso tesouro. Esta floresta tropical cobre a maior parte da bacia do rio Amazonas na América do Sul. A floresta se estende através de 9 dos 14 países sul-americanos. O Brasil abriga cerca 60% da floresta, a maior parte. Representando mais da metade das florestas tropicais remanescentes do mundo, a Amazônia é facilmente a mais conhecida floresta tropical da Terra. É também a maior, com cerca de 390 bilhões de árvores.