Eucalipto ou seringueira – qual a melhor opção?

      Comentários desativados em Eucalipto ou seringueira – qual a melhor opção?

O agronegócio tem uma grande rotatividade em suas diretrizes e atividades mundiais. Ao lembrarmos das aulas de história, nos daremos conta que já existiram vários ciclos diferentes de agricultura, como: o ciclo do café, do açúcar, da borracha, isso só para falar de matérias geradas no Brasil e que impactaram muito nossa economia e história.

Mas também poderia citar o ciclo de comércio de especiarias, frutos e muitos outros. Essas mudanças dos ciclos do agronegócio, respondem não só a demanda e a variação do mercado, mas também são afetados pela natureza e o solo das plantações, que muitas vezes após ser muito explorado, passa a não ser mais perfeito para o cultivo de algumas matérias.

Eucalipto ou Seringueira: Novos comércios

Qual é o melhor investimento: seringueira ou eucalipto?

Levando em conta essas mudanças e ciclos, grandes fazendas atualmente plantam e comercializam árvores para diferentes fins. Como poe exemplo aqueles que plantam Eucalipto, muito usado como uma madeira básica na indústria de construção. Ou até mesmo os que plantam Seringueira, que até hoje é usada para a produção da borracha. A opção por plantar uma ou a outra é difícil, pois os dois mercados estão indo muito bem e o lucro é praticamente certo. Entretanto, existem algumas diferenças e peculiaridades no plantio de cada uma, que deve ter a atenção dos empresários.

Características da Seringueira e do Eucalipto

O Eucalipto, como um primeiro exemplo, pode render 6 vezes mais lucro do que a pecuária tradicional de gado. No entanto, não podemos esquecer que essa árvore só poderá ser cortada, após passar um período de crescimento que demora 6 anos. Ou seja, após um investimento inicial para o plantio das mudas de Eucalipto, os primeiros lucros só surgirão após 6 anos de atividade. Como vantagem desse negócio está o fato de que para o uso da construção civil, essa madeira é extremamente requerida e apesar de crises, o investimento do setor de construção sempre é muito alto. Além desse segmento, outro mercado que adquire o Eucalipto, é a indústria produtora de celulose, sendo um dos mercados que mais geram lucro no agronegócio mundial.

Conheça as vantagens do cultivo de duas espécies de árvores diferentes

Já para a Seringueira é necessário um investimento maior inicialmente. E é mais um caso que só começará a gerar lucro após um período de 6 ou 7 anos. Entretanto, como uma grande vantagem, a árvore “sangra” durante o ano todo, produzindo sempre, só parando nos meses de Agosto. Outra vantagem dessa árvore em relação ao Eucalipto é o fato de que ela pode ser explorada durante 40 anos. Ao passo que a outra, só durará 20 anos, resultando em apenas 3 colheitas em toda sua vida útil.

Portanto, vale muito a pena investir em qualquer uma dessas produções. Mas analise bem seus objetivos e desejos, assim poderá tomar a decisão correta baseada nas peculiaridades, vantagens e desvantagens de cada um dos segmentos.

Fonte: seringueira.com