O poder das florestas brasileiras

      Comentários desativados em O poder das florestas brasileiras

Ao passar dos anos, com a industrialização e o desenvolvimento econômico do Brasil, a população que outrora era maior nos campos, migrou em grande parte para as cidades. Que por sua vez se transformaram em grandes metrópoles.

Assim, passamos a ser cidadãos mais urbanos. E com uma vida tão corrida nas grandes cidades brasileiras, acabamos também perdendo um pouco daquela conexão com o campo e as zonas de florestas do país. Entretanto, se pararmos para estudarmos ou mesmo visitarmos esses locais, conseguiremos compreender o poder das florestas brasileiras e quão imponente são suas regiões.

A biodiversidade das florestas brasileiras

O poder da Amazônia

Talvez por não pararmos muito e refletirmos sobre o tema, acabamos esquecendo ou mesmo dando pouca relevância para a floresta amazônica. O fato é que, nosso país foi abençoado por possuir a maior zona de floresta do mundo. Por isso, a Amazônia é conhecida como o pulmão do planeta.

Através dela possuímos uma diversidade espetacular de flores e plantas, as quais podem ser utilizadas para decorações, fins medicinais e alimentares. Também conseguimos ter o acesso à uma grande e variável fauna, com animais maravilhosos. E não podemos nos esquecer ainda dos imensos rios, que além de sua beleza, além de fornecerem vida para os animais e plantas, também são utilizados como transporte para conectar as pessoas que lá vivem.

Onde estão as florestas brasileiras?

O poder das florestas que renascem

Através de muitos anos, o Brasil sistematicamente desmatou suas florestas. Não podemos esquecer que além da floresta amazônica, também possuímos outras grandiosas zonas de florestas, como o Pantanal e a Mata Atlântica. Entretanto, essas zonas florestais demonstram toda sua força e poder, quando mesmo devastadas e completamente “mortas”, conseguem responder aos primeiros sinais de sobrevida que lhes são fornecidos.

Através do reflorestamento de matas e espécies nativas desses locais, foi comprovado que logo após os plantios e o crescimento de suas árvores, a floresta foi capaz de “renascer”. E por si só, restabelecer seu ecossistema, inclusive com a volta de animais que frequentavam seus espaços e de rios e córregos. Fato esse que tem sido visto e comprovado em diversos projetos espalhados pelo país.

O reflorestamento de florestas nativas

As zonas de florestas são dádivas da natureza que nos fornecem grandes formas de subsistência, diversão (pois também podem ser exploradas por um turismo consciente) e uma melhor qualidade de vida. Entretanto, precisamos ter uma forte consciência em preservar esses locais e conseguirmos utilizarmos deles da melhor forma possível. Assim feito, essas florestas serão capazes de mostrar todo o poder que elas possuem.